terça-feira, 28 de setembro de 2010

Colesterol


São gorduras que nos níveis normais são benéficas, servem, por exemplo, para a formação de hormônios.
Quando elevado pode acarretar a formação de placas ateromatosas (de gordura) entupindo os vasos sanguineos, e levando a doenças como enfarte cardíaco, isquemia cerebral (“derrame”), gangrena das pernas...
O melhor tratamento é a prevenção. A prática esportiva regular é o campeão, qualquer tipo de exercício é bem vindo, mas o melhor é a caminhada.
A dieta e o exercício físico têm os melhores resultados, quando comparado com os medicamentos, além de ser muito mais barato.
O ideal é a caminhada 30min -6vezes na semana.
O mínimo é a caminha 30min – 3 vezes na semana.
Alimentação:
-Prefira carnes magras e alimentos cozidos ou assados.
-Evite frituras.
-Evite doces, pães e massas em excesso, pois no organismo são transformados em gordura.
-Aumente a ingestão de fibras, elas são verdadeiras faxineiras do corpo.
-Prefira leite e seus derivados desnatados.
-Coma em horários regulares, isso evita “beslicar bobagens” – biscoitos, amendoins, balas, chocolates...
-Evite embutido.
-Evite bebidas alcoólicas.
Pacientes que já sofrem com esse mal devem procurar profissionais especializados: nutricionista, cardiologista, professor de educação física, angiologista ou cirurgião vascular. Juntos farão uma boa avaliação de seu caso e adequarão melhores dietas, exercícios e medicamentos específicos para você.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Takayasu

Essa matéria fiz especialmente para uma paciente, que me ligou e pediu ao ver meu blog na internet, não a conheço, mas espero poder esclarecer e ajudar, carinhosamente:

Takayasu é uma doença inflamatória da parede da artéria, acomete principalmente a Aorta e seus ramos e mulheres abaixo dos 40 anos. É muito rara.

Clínica:
Febre, cansaço, sudorese noturna (suor intenso à noite), dor muscular, dores abdominais, falta de ar, vômitos, anemia, perda de peso, cefaléia (dor de cabeça), sincope (desmaio), hipertensão arterial (pressão alta), alterações visuais, isquemia viscerais (enfarte mesentérico), isquemia cerebral (enfarte cerebral), enfarte cardíaco, perda de apetite.
As dores em articulações podem ser tão intensas que confundem a doença com Lupus ou Artrite Reumatóide.
As artérias apresentam estenoses (estreitamento da passagem do sangue) e aneurismas (dilatação do vaso).

Tratamento:
A doença tem “altos e baixos”, ou seja, fase que está mais inflamado e fase mais estabilizada.
Na fase aguda, inflamatória usa-se corticóide.
Na fase estável observa-se e quando necessário trata-se as estenose e aneurismas com cirurgia, contudo evitamos ao máximo esses procedimentos, pois o melhor é compensação do próprio organismo. Para sempre a lesão estará na artéria, não há remédio que a desfaça, por exemplo, se tem um aneurisma ele jamais irá se desfazer, mas se ele estiver estável, não crescer tudo bem, apenas acompanhamos, não operamos.
Grosso modo os aneurismas em tórax são cirúrgicos após 06 cm de diâmetro e os abdominais acima de 05 ou 06 cm.

Ouso-me a dizer que o mais importante é o acompanhamento psicológico desses pacientes, pois a doença inicia na juventude e muda muito a vida dessas pessoas. Como é sabido por todos mais importante do que o remédio para o corpo é o calmante para nossas mentes tão criativas e frágeis diante das adversidades da vida.