terça-feira, 28 de setembro de 2010

Colesterol


São gorduras que nos níveis normais são benéficas, servem, por exemplo, para a formação de hormônios.
Quando elevado pode acarretar a formação de placas ateromatosas (de gordura) entupindo os vasos sanguineos, e levando a doenças como enfarte cardíaco, isquemia cerebral (“derrame”), gangrena das pernas...
O melhor tratamento é a prevenção. A prática esportiva regular é o campeão, qualquer tipo de exercício é bem vindo, mas o melhor é a caminhada.
A dieta e o exercício físico têm os melhores resultados, quando comparado com os medicamentos, além de ser muito mais barato.
O ideal é a caminhada 30min -6vezes na semana.
O mínimo é a caminha 30min – 3 vezes na semana.
Alimentação:
-Prefira carnes magras e alimentos cozidos ou assados.
-Evite frituras.
-Evite doces, pães e massas em excesso, pois no organismo são transformados em gordura.
-Aumente a ingestão de fibras, elas são verdadeiras faxineiras do corpo.
-Prefira leite e seus derivados desnatados.
-Coma em horários regulares, isso evita “beslicar bobagens” – biscoitos, amendoins, balas, chocolates...
-Evite embutido.
-Evite bebidas alcoólicas.
Pacientes que já sofrem com esse mal devem procurar profissionais especializados: nutricionista, cardiologista, professor de educação física, angiologista ou cirurgião vascular. Juntos farão uma boa avaliação de seu caso e adequarão melhores dietas, exercícios e medicamentos específicos para você.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Takayasu

Essa matéria fiz especialmente para uma paciente, que me ligou e pediu ao ver meu blog na internet, não a conheço, mas espero poder esclarecer e ajudar, carinhosamente:

Takayasu é uma doença inflamatória da parede da artéria, acomete principalmente a Aorta e seus ramos e mulheres abaixo dos 40 anos. É muito rara.

Clínica:
Febre, cansaço, sudorese noturna (suor intenso à noite), dor muscular, dores abdominais, falta de ar, vômitos, anemia, perda de peso, cefaléia (dor de cabeça), sincope (desmaio), hipertensão arterial (pressão alta), alterações visuais, isquemia viscerais (enfarte mesentérico), isquemia cerebral (enfarte cerebral), enfarte cardíaco, perda de apetite.
As dores em articulações podem ser tão intensas que confundem a doença com Lupus ou Artrite Reumatóide.
As artérias apresentam estenoses (estreitamento da passagem do sangue) e aneurismas (dilatação do vaso).

Tratamento:
A doença tem “altos e baixos”, ou seja, fase que está mais inflamado e fase mais estabilizada.
Na fase aguda, inflamatória usa-se corticóide.
Na fase estável observa-se e quando necessário trata-se as estenose e aneurismas com cirurgia, contudo evitamos ao máximo esses procedimentos, pois o melhor é compensação do próprio organismo. Para sempre a lesão estará na artéria, não há remédio que a desfaça, por exemplo, se tem um aneurisma ele jamais irá se desfazer, mas se ele estiver estável, não crescer tudo bem, apenas acompanhamos, não operamos.
Grosso modo os aneurismas em tórax são cirúrgicos após 06 cm de diâmetro e os abdominais acima de 05 ou 06 cm.

Ouso-me a dizer que o mais importante é o acompanhamento psicológico desses pacientes, pois a doença inicia na juventude e muda muito a vida dessas pessoas. Como é sabido por todos mais importante do que o remédio para o corpo é o calmante para nossas mentes tão criativas e frágeis diante das adversidades da vida.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Varizes - tratamento:


Cuide da alimentação:
O excesso de peso dificulta o retorno venoso, formando as varizes.
A constipação intestinal também é um fator de risco, portanto beba cerca de 2litos d’água por dia, coma alimentos ricos em fibras.

- Pratique esporte:
O mais fácil – caminhada; o melhor – natação; também aconselhável – dança, ciclismo, hidroginástica.

-Medicamentos
Medicamentos tópicos têm efeitos calmante, relaxante e refrescante.
Medicamentos orais melhoram a capacidade das veias em contrair-se, melhorando os sintomas (dor e edema - inchaço), contudo não impede o aparecimento das varizes nem as fazem desaparecer.

-Meia- elástica medicinal é a medida mais eficaz para retardar a evolução das varizes e aliviar seus sintomas. Mas também não as eliminam.
Para facilitar a colocação passe um pouco de talco nas pernas. Se a “boca” da meia estiver muito apertada coloque um pano úmido somente sobre o elástico e passe a ferro.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Varizes - Como estimular a circulação


- Finalize o banho com ducha fria nas pernas.
- Alterne a postura, sentado/de pé, a cada 1 ou 2 horas
- Use meia- elástica medicinal, quando necessário e conforme orientação médica, principalmente durante a gestação, período que aumentam as varizes
- Durma com as pernas levemente elevadas, quando sentado, sempre que possível, eleve as pernas até no máximo a altura dos quadris
- Faça exercícios, a prática de qualquer tipo de esporte é sempre bem vinda, quando realizados com supervisão e orientação dos profissionais especializados (professores de Educação Física)
- Na posição sentada pressione ás pernas no sentido ascendente, do tornozelo em direção aos joelhos, 5x.
- Exercícios diários, fáceis e rápidos, repetir 15x, sempre que possível:
Quando deitado – faça movimentos de bicicleta com as pernas; dobre (flexione) estique (estenda) as pernas; com as pernas esticadas separe e junte-as,
Quando sentado ou deitado – faça círculos com os pés no sentido horário e anti-horário; dobre e estenda os dedos dos pés; mobilize o tornozelo (dobre e estenda o tornozelo);

terça-feira, 4 de maio de 2010

Porque podemos retirar as safenas nas cirurgias de varizes.



A circulação venosa é dividida em sistema superficial e profundo.

O sistema profundo é formado por poucas veias, mas muito grossas e que fazem a maior parte do trabalho, pois carregam 90% do sangue das extremidades de volta para o coração. Jamais são retiradas em uma cirurgia de varizes. As maiores veias do sistema profundo nos membros inferiores são as femorais e as poplíteas.

O sistema superficial é formado pelas veias, safena interna (localizada na face interna da coxa e da perna), safena externa (localizada na face posterior da perna) e centenas de outras veias menores que se comunicam e também comunicam com as safenas, como em uma rede de pescar. Quando qualquer uma delas se dilata e fica tortuosa temos as varizes. Todas essas veias juntas só carregam 10% do volume do sangue, por isso quando as retiramos, ainda que as safenas, não há prejuízo para a circulação.

Sempre que possível é bom preservar as safenas, principalmente a safena interna, pois pode ser usada para uma ponte safena no coração. Contudo se essa veia estiver “doente” ela não serve para fazer a ponte, uma vez que ela rasga quando o cirurgião vai costurá-la na coronária (o vaso que irriga o coração). Nesses casos usamos veias e artérias do braço, ou uma artéria chamada mamária ou ainda outra a gastroepiplóica, que vem do estômago. Portanto vivemos sem ou com safenas. Mesmo assim só devemos retirá-las quando estão insuficientes (doentes), afinal onde já se viu retirar qualquer estrutura normal do corpo!

domingo, 25 de abril de 2010

Perfumes

O perfume é uma das formas mais simples e fortes de sermos lembrados, ou ainda de jamais sermos esquecidos, por isso faça dele um marcante aliado.


Algumas dicas:

- essências cítricas e menta - responsáveis pela primeira impressão, geralmente com duração de duas horas.

- essências florais e amadeiradas - permanência de cerca de cinco horas.

- aromas fortes como baunilha e mel - ficam na pele por aproximadamente dez horas.

É a combinação destas essências que define a fragrância, ou seja, suas proproções formarão um perfume mais fraco ou mais forte. Vem daí a terminologia usada como "eau de parfum", "eau de toilette", "eau de cologne" e "splash".


Ocasião ideal para o uso :

- Dia a dia ou trabalho - opções cítricas e refrescantes (como o banho que acabou de ser tomado). Água de colônia é ideal para trabalhar, pois não é nada agradável ter que passar o dia ao lado de pessoas as quais sentimos a presença à distância.

- Noite - perfumes amadeirados são mais fortes e sensuais.

- Momentos românticos - sugestão de um perfume floral.


Importante salientar que gosto e moda são fatores que também interferem na escolha do perfume. Além disso, muitas pessoas podem usar o mesmo perfume e ter diferentes reações quanto à durabilidade na pele.

Perfumes também possuem prazo de validade, e assim como um bom vinho, devem ser bem armazenados. O ideal é deixar em locais frescos sem luz solar e calor.


Fonte : Veja 02/2001