quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aneurisma de Aorta Abdominal

Aneurisma é a dilatação de uma artéria (vaso sanguíneo).
Quando essa dilatação ocorre na Aorta em sua parte abdominal (dentro da barriga) damos o nome de Aneurisma de Aorta Abdominal.
Em 70% das vezes é assintomático (não dá sintoma, “não avisa”).

O melhor exame para investigar a existência de um aneurisma abdominal é o Ecocolordoppler.
O melhor exame para avaliar se o aneurisma deve ser operado ou não, e qual a melhor cirurgia é a Angiotomografia.
Neste exame fazemos várias fotos do abdômen com e sem contraste , a base de iodo, para estudarmos o aneurisma. Qualquer tipo de alergia devemos informar ao médico, principalmente a camarão, para melhor nos prepararmos para o exame.

A cirurgia pode ser aberta (pela barriga) ou endovascular (pelos vasos que passam na virilha). A Angiotomografia é o exame que diz qual cirurgia é a mais eficiente para aquele tipo de paciente.
A patologia passa a ter que ser tratada cirurgicamente a partir de 5cm de diâmetro, antes de atingir este tamanho o risco de romper é muito pequeno, portanto o tratamento é apenas acompanhar (avaliar o quanto está crescendo).

De 5cm em diante o risco de romper passa a ser de 20%, como a mortalidade cirúrgica é de até 3%, diante de risco cirúrgico favorável, passa a ser mais vantajoso o ato operatório, que permanecer com a doença.

No risco cirúrgico avaliamos: a idade, doenças cardíacas e pulmonares, hipertensão, diabetes, função renal, tratamos as infecções, as anemias, e qualquer outra doença que exista, antes da cirurgia. É a preparação para uma cirurgia ser realizada da forma mais segura possível para o nosso tipo de organismo.

Um comentário:

  1. por favor me ajuda dra!
    meu pai esta com esse problema ja esta com o risco cirurgico e nao operou ainda por falta de vaga no hospital dos servidores. ele esta piorando. esta sentindo dor frequente e tenho medo de que esteja piorando e pode estourar a qualquer momento. por favor ajuda meu paizinho. nao vou saber viver sem ele. quanto custa essa cirurgia? por favor, me ajuda
    lia barreto
    77169113 ID 82*110133
    email: lia.barretto@hotmail.com

    ResponderExcluir