quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Exercício e alergia

Durante o exercício há liberação de uma série de substâncias, como por exemplo a noradrenalina, por isso temos aumento dos batimentos cardíacos, é a chamada taquicardia.
Há também liberação de bradicinina e histamina, essas diretamente relacionadas com a alergia, quando perdemos o equilíbrio da produção e liberação dessas 2 substâncias e elas aumentam além do esperado temos a alergia.
A alergia pode ser respiratória, cutânea, ou gástrica. E provocada por alimentos, metais, poeira, ácaros, polens, e até mesmo pelo exercício.
Assim como qualquer doença, a alergia pode apresentar várias manifestações clínicas e em vários graus, desde pequenas irritações, pruridos (coceiras) até choques anafiláticos. Durante o exercício todos nós liberamos bradicinina e histamina, assim apresentaremos vasodilatação ( aumento do diâmetro dos nossos vasos sanguíneos) e aumento da permeabilidade desses vasos sanguíneos, o que levará a um extravasamento de células do sangue e poderá ocorrer ruptura de pequenos vasos acarretando equimoses ( manchas roxas) e hematomas ( quando temos uma coleção, uma bosinha de sangue em baixo da pele).
Quando ainda não suportamos o prurido e provocamos o ato mecânico da coceira geramos um trauma local que poderá romper pequenos vasos, também causando equimoses e hematomas.
Como somos únicos, todos diferentes uns dos outros, cada organismo responde a sua maneira, à liberação dessas substâncias, assim uns tem prurido, outros anafilaxia e a grande maioria não tem nada, pois há nesses últimos uma produção normal de histamina e bradicinina.


Para amenizar o problema é recomendado hidratação vigorosa durante e após o exercício.
Alongamentos e aquecimento antes do exercício.
Alongamentos após os exercício.
Em casos extremos medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário