domingo, 26 de junho de 2011

HIPOTIREOIDISMO


É a diminuição do funcionamento da tireoide, baixa do hormônio tireoidiano. é mais comum em mulheres.

Causas:
-doença auto-imune (tireoidite de Hashimoto)
-após cirurgia de retirada da tireóide
-por medicamentos que interferem na produção e liberação dos hormônios da tireóide (amiodarona, lítio, iodo)
-raramente por bócio endêmico decorrente de deficiência de iodo na alimentação

Sinais e Sintomas:
-Sensação de frio excessivo
-Sonolência, cansaço excessivo, constipação intestinal
-Edema (inchaço) nas extremidades e nas pálpebras
-Diminuição de apetite
-Ganho de peso, aumento do colesterol
-Fraqueza muscular
-Raciocínio lento
-Depressão, desânimo
-Cabelos e unhas secas e quebradiças
-Queda de cabelos
-Aumento do volume menstrual, infertilidade

O diagnóstico é dado pela dosagens de T4 e TSH, onde temos T4 baixo e TSH elevado. Devemos então procurar o que causou a doença e fazer uma avaliação completa do paciente, devido a associação com outras doenças.

Tratamento:
O acompanhamento regular com o endocrinologista é mandatório, o hipotireoidismo é uma doença séria, que causa transtornos na vida profissional e pessoal, por isso merece um tratamento especializado e rigoroso.
A base é a reposição do hormônio tireoideano e tratamento das demais doenças que podem estar associadas, como dislipidemia (aumento da gordura no sangue), diabetes...

sábado, 18 de junho de 2011

"Eu poço parar de fumar, eu poço o que quiser !!!"


- Faça uma auto-análise – estude seu perfil de fumante, procure as razões que o levam a fumar, que horário do dia mais sente falta do cigarro, quais situações mais o leva a sentir vontade de fumar, alimentos e bebidas que consome logo antes do cigarro.
- Prepare-se física e psicologicamente para parar de fumar, faça exercícios físicos, mude a rotina e a dieta (bebidas alcoólicas – essas evite o máximo que puder, o ideal é parar totalmente o consumo, fumantes que param de beber tem mais sucesso ao parar de fumar, doces aumentam o desejo de fumar, evite café)•
- Identifique hábitos facilitadores do vício no ambiente familiar e profissional e evite.
- Dê tempo a você - planeje e estabeleça prazos.
- Inicialmente divida as horas do dia, programe-se para fumar um cigarro por hora, e vá diminuindo progressivamente até parar. Adie, pelo tempo que for possível cada cigarro.
- Ao sentir vontade de fumar, engane o cérebro - beba água ou chupe uma bala.
- Participe sua decisão a familiares e amigos.
- Procure o apoio de amigos não-fumantes. Escute histórias de ex-fumantes, se eles conseguiram você também é capaz.
- Procure situações que prenda a atenção, fazendo-o esquecer de fumar – leia, vá ao cinema, quando sair com os amigos prefira lugares que seja proibido fumar.
- Se necessário, consulte um médico que possa orientá-lo a usar adesivos ou receitar-lhe chicletes terapêuticos.
- Estabeleça metas e, periodicamente avalie os benefícios que já está sentindo em sua saúde.
- Renove, diariamente, sua decisão de parar de fumar.


Parar de fumar é o maior ato de amor e respeito que você pode por você. E a maior prova de superação que se pode ter na vida e pela vida!!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Trombose Veosa Profunda


É a formação de um coágulo dento da veia obstruindo a passagem do sangue.

Sinais e sintomas:-Dor na perna,
-edema (inchaço),
-cianose (perna azulada)
- dificuldade de andar.

Quando ocorre nas veias mais superficiais (veias que vemos “saltadas”nas pernas) chamamos de Tromboflebite – são extremamente dolorosas, sentimos um endurecimento da veia e vemos uma vermelhidão no local.

Qualquer pessoa pode vir a ter Trombose, mas o risco é maior nas seguintes situações:
-quando acamada por muito tempo, como em pós-operatórios (que necessitam de repouso longo) ou pessoas com deficiência física.
-tabagistas (fumam),
-usuários de anticoncepcional,
-viagens muito longas,
-injeção de medicamentos nas veias, geralmente veias superficiais que progridem até as profundas gerando Trombose Venosa Profunda
-obesidade,
-gravidez ou logo após o parto
-pacientes com história de Trombose na família

Esta doença pode acarretar complicações sérias, como a Embolia Pulmonar (entupimento de uma artéria do pulmão).

O tratamento é eficaz quando seguido rigorosamente e iniciado o mais breve possível. É realizado com anticoagulantes, medicamentos que impedem o sangue de coagular, portanto não permitem que o trombo aumente, ao contrário do que todos pensam o remédio não faz o trombo desfazer, quem faz isso é o próprio organismo. A importância do tratamento está em evitar as complicações, que são graves, e a progressão da doença.

sábado, 30 de abril de 2011

Cabelos e o Inverno


No inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais. Neste período, os banhos mais quentes acabam retirando o óleo do couro cabeludo, com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar ressecado, quebradiço, com pontas duplas. Em alguns casos, há um efeito rebote, aumenta a oleosidade e os cabelos podem ficar aspecto engordurado.

Cuidados:-Hidratação: utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo. Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.
-Água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite água quente ao máximo, utilize sempre água morna.
-Naturalmente os cabelos ficam mais oleosos no inverno. Prefira condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar os fios, use produtos sem enxágüe.
-Cuidado com o secador: o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Previna, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.
-Jamais durma com o cabelo molhado, pois além de ficar úmido, torna-se fraco e quebradiço. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo, e podem provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.
-Ao lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo. Ativa a circulação e a oxigenação e acelera crescimento dos fios.

sábado, 16 de abril de 2011

HPV


HPV (papilomavírus humano) é um grupo de vírus, transmitido sexualmente e que pode provocar o surgimento de lesões genitais precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis.
Atinge um grande percentual de mulheres, e é mais comum em mulheres do que em homens, elas estão expostas as variações de imunidade e hormonais do ciclo menstrual, portanto mais sujeitas a contrair a infecção.
Nas grávidas o risco da infecção e o aparecimento da lesão é maior já que a imunidade é menor nesta situação.
O vírus pode ficar incubado e aparecer muitos anos depois. Os sintomas dependem do tipo de HPV que infecta a mulher. Na maioria das vezes, a infecção é assintomática. As manifestações mais comuns são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, conhecidas como "crista de galo". Outras pacientes podem ter sinais mais específicos como corrimento de repetição.
As verrugas podem ser encontradas no ânus, no pênis, na vulva ou vagina, vistas no exame ginecológico ou urológico, na colposcopia, e peniscopia. O exame preventivo de Papanicolaou também pode fazer o diagnóstico.
O diagnóstico definitivo é realizado através de exames laboratoriais de diagnóstico molecular, como o teste de captura híbrida e o PCR e biópsia da região suspeita.
As verrugas são tratadas com ácidos no local, uso de laser ou ainda a retirada cirúrgica. Em alguns casos de HPV em colo de útero, pode ser realizada a cauterização do local. A duração do tratamento depende da extensão do processo e da recidiva da doença.
O uso de preservativos em todas as relações sexuais, durante todo o tempo é a única forma de prevenção.
Há duas vacinas comercializadas no Brasil. Uma delas é quadrivalente, que previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero e contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas. É administrada em 3 doses, com 1, 2 e 6 meses.
Os estudos atuais estimam a proteção em até 8 anos e meio.
Preconiza-se a aplicação da vacina a partir dos 9 anos de idade.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Fortalecedor de unha


Eu experimentei e gostei!!!!
Meninas encontrei um fortalecedor de unhas maravilhoso!!!
Mavala, 100% de satisfação, minhas unhas não quebraam a mais de um mês, e olha que nem tenho ido a manicure, pq se tivesse era capaz de estar fazendo comercial de mãos, incrivel, nunca tive unhas tão fortes.
Você passa uma vez por semana e é um verdadeiro milagre!!!
A venda na rede de lojas de importados.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Colesterol


É um tipo de gordura ingerida e produzida nosso corpo, principalmente pelo fígado, é transportado no sangue pelas chamadas lipoproteínas.


O HDL – é uma lipoproteína formada de colesterol e conhecida como bom colesterol. Ela remove a gordura da corrente sangüínea, por isso é boa.


O LDL – é uma lipoproteína também formada por colesterol e conhecida como mau colesterol, por distribuir a gordura por todo o organismo. É este tipo que está elevado quando se diz que uma pessoa tem colesterol alto, e é ele o responsável pelos males causados a circulação e ao coração.

Quando a gordura aumenta a sobra é depositada nas artérias (vasos sanguíneos que irrigam os órgãos), e com o tempo, poderão entupir causando o infarto do miocárdio, a isquemia cerebral (“derrame”), a gangrena (necrose – morte) de pernas e braços, etc.

FATORES DE RISCO PARA DISLIPIDEMIA (colesterol alto)


-Fumo – ele lesa o vaso sanguíneo favorecendo o depósito de LDL (mau colesterol)
-Hipertensão arterial sistêmica – também causa lesão da parede dos vasos sanguineos.
-HDL<> – quando baixo não tem quem carregue o LDL, limpando a corrente sanguinea.

-Diabetes Mellitus- o diabético produz uma molécula de LDL pequena e mais pesada, diferente dos outros pacientes, e esse tipo de LDL é depositada mais facilmente nos vasos sanguineos causando os entupimentos.

-Idade (>45 anos para homens e >55 anos para mulheres) o metabolismo mais lento propicia um aumento do mau colesterol e uma baixa do bom colesterol.
História familiar de dislipidemia – algumas famílias têm um metabolismo que forma mais LDL naturalmente, esses merecem uma atenção tão especial quanto os diabéticos.



HDL > 60mg/dl é considerado um fator protetor – e se deve verdadeiramente lutar, por este privilégio. O exrecício físico regular e a dieta são as melhores formas de se atingir um bom nível de HDL, e acabam por ser as mesmas armas para diminuir o LDL.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tensão Pré-menstrual - TPM


É uma combinação de alterações emocionais, físicas, psicológicas e de humor. Ocorre posteriormente à ovulação, conhecido como período fértil da mulher, terminando somente com o início da menstruação.
A maioria das mulheres apresentam o quadro da TPM, mas somente a minoria tem quadros graves, atingindo negativamente seu estilo de vida, trabalho e relacionamentos.


Quadro clínico:
- Irritabilidade, ansiedade, depressão, hipersensibilidade.
- Fadiga, sensibilidade na mama, acne, alterações no apetite.
- Cefaléia e dor lombar. Cólicas podem preceder a menstruação ou ocorrer durante o período menstrual.
Para serem classificados como TPM, os sintomas precisam acontecer nas 2 semanas que a antecedem a menstruação, iniciando após a ovulação e desaparecendo logo após o início da menstruação.


Como lidar com o problema:
- Pratique exercícios físicos regularmente ; proporciona bem-estar durante o período menstrual, e combate o estresse.
- Faça refeições equilibradas. Limite o consumo de sal, para reduzir a retenção de líquidos (inchaços).
- Evite café, álcool e fumo.
- Pratique técnicas de relaxamento como a meditação e a ioga.


Tratamento :
Consulte um ginecologista, algumas vitaminas e sais minerais podem aliviar os sinais e sintomas, diuréticos podem ajudar nos inchaços, analgésicos com as dores e anticoncepcionais costumam dar bons resultados.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Enxaqueca


Dor na cabeça, de intensidade moderada a grave, latejante, geralmente acompanhada de outros sintomas como:
• Náuseas e/ou vômitos;
• Aversão à luz (fotofobia);
• Aversão ao som (fonofobia);
• Vontade de ficar parada, pois a dor piora com a movimentação.
Um episódio não tratado costuma durar de 4 a 72 horas. Infelizmente, é mais comum em mulheres.
Enxaqueca menstrual
É mais comum até os 40 anos de idade. Muitas mulheres relatam uma mudança na freqüência e intensidade dos episódios associada à menstruação. Menos que 10% apresentem crises apenas durante o período menstrual. Essas dores de cabeça são mais severas e difíceis de tratar. Acredita-se que a variação nos níveis de estrógeno (hormônio feminino) leva a um desequilíbrio nos níveis de serotonina (substância do cérebro que faz a comunicação entre os neurônios) causando alterações em substâncias e seus receptores importantes na prevenção da enxaqueca.
Causa:
Níveis reduzidos de serotonina desencadeiam uma série de alterações químicas, resultando na dilatação dos vasos sangüíneos cerebrais e na irritação do tecido nervoso.
Nas mulheres os níveis de estrogênio influenciam nos níveis de serotonina.
Fatores que favorecem a enxaqueca:
Embora as alterações hormonais sejam apontadas como a causa da doença, outros fatores, como o ambiente, a alimentação, o estado emocional, podem favorecer a crise.
Fatores mais comuns:
• Vinho tinto, queijos envelhecidos, cafeína
• Nicotina
• Sono prolongado ou fadiga
• Alteração na pressão atmosférica (p. ex., uma queda súbita na pressão Quando uma tempestade se aproxima)
• Altitudes elevadas
• Estresse e problemas emocionais.
Recomenda-se:
• Uma dieta saudável, evitando-se alimentos relacionados às suas crises.
• Redução da cafeína.
• Parar de fumar.
• Regularidade do sono (manter um horário para dormir e acordar).
• Um programa de exercício, os exercícios diminuem a dor, aumentam os níveis de serotonina.
• Técnicas, exercícios e distrações para alívio do estresse.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cabelos - Linha Matrix


Olá, leitoras!

Hoje a dica é a linha Matrix - shampoo, condicionador e mascara revitalizante, é simplesmente maravilhoso, pode ser comprado em salões, "milhonário", para se ter uma idéia gastei 200,00 neste Kit, mas valeu cada centavo, já na primeira lavagem. Gasta-se mto pouco condicionador e máscara, na hora o cabelo já fica macio e depois de seco muito sedoso.

E eu estava enlouquecida, sempre tive cabelos oleosos, fiz 2x luzes no cabelo em setembro, não gostei, em outubro uma caterização, pintou todo e refez as luzes, dalí em diante ficou parecendo cabelo mal tratado, por mais que eu arrumasse, e comprei vários cremes, nada.

Estou realmente impressionada e recomendo a todas!!!